segunda-feira, 16 de abril de 2012

Super Série para Peitoral e Costas. Abordagem Anatômica .



Músculos do Dorso

            O dorso corresponde à região posterior do tronco e se estende desde a nuca até o cóccix. É a parte do corpo humano que contém mais músculos. A musculatura do dorso reveste posteriormente a coluna vertebral e as costelas e essas formam seu esqueleto ósseo, onde estarão fixados os diversos músculos dessa região. Abordarei detalhadamente apenas os principais músculos desta região, os demais serão apenas citados e mostrados nas imagens.

Lista dos Músculos do Dorso

Músculo Trapézio, Músculo levantador da escápula, Músculo rombóide maior, Músculo rombóide menor, Músculos do Dorso - Vista Posterior (Camada Superficial), Músculo serrátil anterior, Músculo grande dorsal, Músculo serrátil posterior superior, Músculo serrátil posterior inferior, Músculos Paravertebrais ou da Goteira Paravertebral, Musculo Eretor da Espina: Íliocostal, Longuíssimo e Espinhal,  Músculo Multífido,  Músculo iliocostal lombar, Músculo iliocostal torácico, Músculo iliocostal cervical, Músculo longuíssimo do tórax, Músculo longuíssimo do pescoço, Músculo longuíssimo da cabeça, Músculo esplênio do pescoço, Músculo esplênio da cabeça, Músculo espinhal do tórax, Músculo espinhal do pescoço, Músculo espinhal da cabeça, Músculos do Dorso - Vista Posterior (Camada Profunda), Musculatura profunda do dorso, Músculos levantadores das costelas, Músculos interespinhais lombares,Músculos interespinhais torácicos , Músculos intertransversais cervicais, Músculos intertransversários lombares laterais, Músculos intertransversários lombares, Músculos intertransversários torácicos, Músculos intertransversários posteriores do pescoço, Músculos intertransversários anteriores do pescoço, Músculos rotadores, Músculos multífidos, Músculo semiespinhal do tórax, Músculo semiespinhal do pescoço, Músculo semiespinhal da cabeça, Músculos da Nuca, Músculo reto posterior maior da cabeça, Músculo reto posterior menor da cabeça, Músculo reto lateral da cabeça Músculo oblíquo superior da cabeça, Músculo obliquo inferior da cabeça, Músculos do Dorso - Vista Posterior (Camada Intermédia)

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.


Músculo Trapézio

         É um músculo amplo, plano e triangular. Em latim trapezius. Recebe este nome por seu formato. Estende-se desde o osso occipital até a 12º vértebra torácica revestindo, desta forma, a parte posterior do pescoço, superior e dorsal dos ombros e parte superior do dorso.
Ação: Elevação e adução da escapula.


Músculo levantador da escápula


         É um músculo cilíndrico alargado que se situa na região lateral e posterior do pescoço, estando recoberto pelo músculo trapézio.
Ação: Eleva o ângulo superior da escápula,
Puxa o pescoço lateralmente quando a escápula está fixada.


Músculo rombóide maior


         É plano e quadrangular. Está situado na parte superior do dorso, entre as escápulas e é recoberto pelo músculo trapézio.

Ação: Adução da escapula


Músculo rombóide menor


         De uma maneira geral seus limites de diferenciação com o m. rombóide maior são imprecisos e suas fibras por vezes se misturam. Está situado no mesmo plano, porém superior ao m. rombóide maior.

Ação: Adução e levantamento da escapula





 Músculo grande dorsal


         É plano e amplo, tem formato triangular. Recobre a recobre a região lombar e posterior da parte inferior do tórax, correndo em direção ao úmero. Em latim latíssumus dorsi. Também é conhecido com latíssimo do dorso.
Ação: Adução, extensão e rotação medial do braço.





Músculos do Tórax
          O tórax é a porção mais superior do tronco. Possui um formato cônico com o vértice superior e base inferior. O limite superior do tórax se faz na abertura superior do tórax por onde da continuidade ao pescoço. Seu limite inferior é dado pelo diafragma, que o separa a cavidade torácica da abdominal e belo rebordo costal da caixa torácica. Seu arcabouço, que forma seu limite externo, pode ser dividido em caixa torácica e parede torácica. A caixa torácica é constituída pelas vértebras torácicas, costelas, cartilagens costais, esterno e músculos intercostais. A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região. Abordarei detalhadamente apenas os principais músculos desta região (região ântero-lateral), os demais serão apenas citados e mostrados nas imagens.


Região Ântero-Lateral


Região Costal



Músculo Peitoral Maior

         È um músculo espesso, triangular e plano que recobre a região ântero-superior do tórax. Possui origem ampla e inserção única no úmero, adotando assim uma forma de leque.

Origem: Clavícula, manúbrio e corpo do externo; cartilagens costais da 2ª a 6ª e bainha do m. reto abdominal.
Ação: Rotação medial, flexão e adução do braço

O peitoral maior juntamente com o deltóide e a clavícula forma o trígono deltoclavipeitoral.




Músculo Peitoral menor 

         É um músculo delgado, plano e triangular que está recoberto pelo m. peitoral maior. E como o próprio nome já diz, é menor que o peitoral maior.

Ação: Anteversão do membro superior e auxilia na inspiração forçada.




Músculo Serrátil Anterior
      

   É o músculo que se origina na superfície das oito costelas superiores ao lado do peito e se insere ao longo de toda borda medial da escápula.

Função:     O serrátil anterior é ocasionalmente chamado de "músculo dos boxeadores" porque ele possui grande importância na protração da escápula, ou seja, empurrar a escápula para frente e por volta da caixa torácica, o que ocorre quando alguém dá um soco. O serrátil anterior também ajuda a estabilizar a escápula. Além disso, auxilia na rotação da escápula para cima.



 Músculo subclávio

         É um músculo estreito e cilíndrico. Está situado entre a clavícula e a 1º costela.
Ação: Estabiliza e abaixa a clavícula.

 Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.


Vamos ao Treino



O que é SUPER SÉRIE ou SUPERSET

         Super Serie  ou Superset consiste em fazer 2 exercícios diferentes sem descanso entre eles. Existem diferentes tipos de Superset, os mais importantes são esses três:

1) Superset de mesmo grupamento muscular;
2) Superset alternando exercícios isolados e exercícios compostos;

Em nosso programa vamos utilizar a Super Serie descrita abaixo:
3) Superset em exercícios que trabalham grupamentos musculares antagônicos:   Significa fazer uma série de exercício para um determinado grupamento muscular e então imediatamente fazer uma série de outro exercício para o grupamento muscular antagônico (oposto). Um exemplo disso é fazer um exercício de peito e então logo em seguida um de costas.


1 - Supino Reto + Puxada por Trás
Super Série: 3x(10+10): 3 x de 10 repetições de Supino Reto seguidas de 10 repetições de Puxada  por trás.



2 - Crucifixo Reto + Puxada Supinada
 Super Série: 3x(10+10): 3 x de 10 repetições de Crucifixo Reto seguida de 10 repetições de Puxada Supinada.



3 - Supino Inclinado + Remada Curvada HBL
Super Série: 3x(10+10): 3 x de 10 repetições de Supino Inclinado seguida de 10 repetições de Remada Curvada HBL.




4 - Crucifixo Inclinado + Remada Articulada Neutra
Super Série: 3x(10+10): 3 x de 10 repetições de Crucifixo inclinado seguida de 10 repetições de Remada Articulada Neutra.




Espero que tenham gostado. Em breve postarei novos treinos e dicas sobre saúde e atividades físicas..
Forte Abraço e Bons Treinos
Atenciosamente,







Prof. Fabiano Aguiar
CREF: 025752-G/RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÃO

A Academia Superação é uma Empresa com mais de 9 anos no mercado e suas instalações dividem-se em salão de musculação, salão de ginástica e artes marciais. Conta com uma equipe de profissionais competentes e qualificados. Está situada na Avenida Automóvel club, 3305 em Fragoso, 5o Distrito do Município de Magé no Estado do Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3655-3438