quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Hipertrofia X Dieta – A importância da proteína para o crescimento muscular


O seu treino pode estar correto, porém você não ver resultados. O grande vilão pode ser a sua dieta!
A prática regular de exercícios físicos, unida à alimentação saudável, está cada vez mais associada à melhor qualidade de vida e hipertrofia muscular.
Para a prática da musculação, os exercícios com peso são os mais utilizados, exigindo a força como principal capacidade motora, ocorrendo assim o aumento da força muscular que apresenta como principal modificação morfológica a hipertrofia muscular.
Aliada ao treinamento, uma alimentação adequada deve ser adotada, por ser responsável pelo fornecimento de energia e nutrientes que otimizam a realização do exercício, bem como reparação e reconstituição de tecidos corporais.
Atletas precisam de uma dieta rica em proteína para construir e reparar os músculos e também há evidências de que as necessidades proteicas sejam aumentadas entre praticantes de atividade física. Portanto, este nutriente é muito importante para a reparação e formação de tecido muscular.
A hipertrofia muscular é uma resposta fisiológica caracterizada pelo aumento do volume dos músculos decorrentes de estímulos gerados pelo exercício físico. Esta resposta é uma adaptação ao estresse decorrente do aumento de tensão e/ou ph gerados no tecido muscular. A musculação é a forma mais eficiente de obter hipertrofia muscular.
A hipertrofia não se deve somente à musculação. É necessária uma dieta adequada para suprir a perda de energia e possibilitar a construção do músculo. Uma dieta inapropriada acompanhada de musculação pode resultar em perda de conteúdo proteico no tecido muscular, pois o corpo utilizará as proteínas dos músculos para suprir as demandas energéticas. A hipertrofia, que consiste no ganho de massa muscular, ocorre quando o músculo faz determinado esforço. Essa contração consiste no deslizamento da actina sobre a miosina, que dependendo do ponto de inserção nos ossos irão realizar um determinado movimento no corpo.
Homens e mulheres necessitam de quantidades diárias distintas de proteínas por razões fisiológicas e genéticas, entre 0,75g por kg para mulheres e 0,84g por kg para homens.
Obs: Esses valores são para pessoas não atletas e que não fazem atividades físicas regularmente ( dados da OMS – Organização Mundial de Saúde), ou seja, para praticantes de atividades físicas ou atletas a coisa muda de figura!
HOMENS: 2,0g/kg a 4,0g/kg (acima de 2,0g/kg para fisiculturistas)
MULHERES: 1,6g/kg a 3,2g/kg (acima de 1,6g/kg para fisiculturistas)


Exemplo: Homem, praticante de musculação e 84kg de peso corporal.

84kg x 2,0g = 168g de proteína por dia.
Obs: Os resultados em gramas podem ser divididos em 6 refeições diárias.
Ex: 6 refeições com 28g de proteína cada..
25g de Carne, 3 ovos cozidos e 50g de arroz (aproximadamente 28g de proteína)

Mulher, praticante de musculação e 54kg de peso corporal.

54kg x 1,6 = 86,4kg de proteína por dia.
Obs: Os resultados em gramas podem ser divididos em 6 refeições diárias.
Ex: 6 refeições com 14,4g de proteína cada..
25g de Carne, 1 ovo cozidos e 50g de arroz (aproximadamente 15g de proteína)

Importante: são apenas exemplos, vocês podem montar suas dietas de outras formas, mudando a fonte de proteína e adicionando legumes e saladas.. Ou substituindo-as por bebidas proteicas, como o whey protein.

Tabela de alimentos ricos em proteína animal


Os alimentos ricos em proteína de origem animal são principalmente carnes, peixes, ovos e leite e derivados. Veja na tabela a seguir a quantidade desse nutriente que cada alimento fornece.

Alimentos
Proteína animal por 100 g
Energia por 100 g
Carne de frango
32,8 g
148 calorias
Carne de vaca
26,4 g
163 calorias
Queijo
26 g
316 calorias
Salmão grelhado
23,8 g
308 calorias
Pescada
19,2 g
109 calorias
Ovo (2 ovos)
13 g
149 calorias
Iogurte
4,1 g
54 calorias
Leite
3,3 g
47 calorias






Tabela de alimentos ricos em proteína vegetal

Os alimentos ricos em proteína vegetal são importantes principalmente em dietas vegetarianas, fornecendo quantidades adequadas de aminoácidos para manter a formação de músculos, células e hormônios no corpo. Veja na tabela a seguir os principais alimentos de origem vegetal que são ricos em proteínas.

Alimentos
Proteína vegetal por 100 g
Energia por 100 g
Soja
12,5 g
140 calorias
Quinoa
12,0 g
335 calorias
Trigo sarraceno
11,0 g
366 calorias
Millhete
11,8 g
360 calorias
Lentilhas
9,1 g
108 calorias
Tofu
8,5 g
76 calorias
Feijão
6,6 g
91 calorias
Ervilhas
6,2 g
63 calorias
Arroz cozido
2,5 g
127 calorias


Com essas tabelas e os valores proteicos necessário, será mais fácil montar uma dieta mais equilibrada e de qualidade proporcionando ótimos resultados nos seus treinos!

Bons treinos e até a próxima
Por Fabiano Aguiar
Fontes:

Tuasaude,treinomestre,emagrecimentocerto,minhavida, clinicaesportivajaneteneves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÃO

A Academia Superação é uma Empresa com mais de 9 anos no mercado e suas instalações dividem-se em salão de musculação, salão de ginástica e artes marciais. Conta com uma equipe de profissionais competentes e qualificados. Está situada na Avenida Automóvel club, 3305 em Fragoso, 5o Distrito do Município de Magé no Estado do Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3655-3438