quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ombros, Anatomia e Principais Exercícios


Ombros, Anatomia e Principais Exercícios

O ombro é a articulação complexa entre o braço e a cintura escapular, ou seja, a estrutura do tórax constituída pela clavícula e pela escápula.

         No entanto, o ombro é formado por quatro articulações separadas e por um complexo de músculos. As articulações são:

§  a articulação glenoumeral, que consiste no encaixe da “cabeça” do úmero na cavidade glenóide da omoplata;
§  a articulação acromioclavicular, que liga a clavícula à apófise acromial da escápula;
§  a articulação esternoclavicular, entre a clavícula e o esterno; e
§  as ligações da escápula com os músculos da coluna torácica e cervical.
Os músculos que fazem mover o braço são:
§  o peitoral, rotador interno do braço;
§  o trapézio, que eleva a escápula;
§  o deltóide, realiza elevação e abdução do braço; e
§  o grande dorsal, auxilia na inferiorização do braço e rotação externa
Na ligação entre o ombro e o pescoço, existe um espaço triangular entre os músculos peitoral e o deltóide, com base na clavícula – a “saboneteira” – por onde passa a veia cefálica para se juntar com a veia axilar.
         Fortalecer os músculos desta região é realmente importante, tanto para fins estéticos quando funcionais. Ombros fortes e robustos reduzem consideravelmente a possibilidade de traumas (entre os mais comuns e freqüentes citamos as lesões no manguito rotator do ombro). Ao mesmo tempo, ombros tonificados e bem definidos, por meio de um treinamento adequado, atribuem para maior harmonia ao corpo e aumentam o famoso efeito em "V" da coluna.

Manguito rotador

         O manguito rotador é um grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro

Anatomia

         É formado por quatro músculos: o supra-espinhosoinfra-espinhosoredondo menor e subescapular.

         Estes músculos desempenham um papel fundamental nos movimentos do ombro e da cintura escapular. Estes músculos devem possuir não apenas força suficiente, mas também resistência muscular significativa para funcionar apropriadamente.


Função

           O manguito funciona na verdade como uma convergência de tendões, semelhante a um capuz ao redor da cabeça do úmero. Os tendões dos quatro músculos se unem a cápsula articular ao redor da articulação glenoumeral e suas principais funções são:

§  Potencializar as rotações da articulação glenoumeral, em decorrência da ação primária dos músculos , redondo menor e subescapular. A rotação lateral é imprescindível durante a abdução da articulação glenoumeral, pois libera a tuberosidade maior do úmero do atrito com o acrômio.
§  Estabiliza a dinâmica da articulação glenoumeral. O músculo subescapular é o principal estabilizador dinâmico anterior da cabeça do úmero, enquanto o músculo infra-espinhal é responsável pela estabilização dinâmica posterior. No músculo supraespinhal parece proporcionar uma restrição estática à migração superior da cabeça do úmero. Nos músculos infraespinhal, redondo menor e subescapular exercem ação primária na depressão da cabeça do úmero, em razão de sentido oblíquo de suas fibras em direção a esse osso, o que gera um vetor de força no sentido caudal sobre sua cabeça. Na realidade, os músculos do manguito rotador e o músculo deltóide formam um mecanismo force couple sobre a cabeça do úmero, sendo que o vetor de força no sentido cranial exercido pelo músculo deltóide durante a elevação do membro superior é equilibrado pela ação centralizadora e depressora do manguito rotador sobre a cabeça do úmero, resultando em um movimento de rotação harmônica e preciso.
§  Proporciona um compartimento fechado importante para a nutrição das superfícies
§  articulares da cabeça do úmero e da cavidade glenoidal.

 Músculos que compõe o manguito rotador e suas funções

Músculo supra-espinhal - abdução do braço
Músculo infra-espinhal - rotação externa do braço
Músculo redondo menor - rotação externa do braço
Músculo subescapular - rotação interna do úmero

 

            A articulação do ombro é complexa e muito particular por estar ligada ao busto apenas pela presença dos músculos deltóides, peitorais, dorsais e trapézio. O deltóide participa em todos os movimentos do braço. Logo, quando está na posição deitada para desenvolver os peitorais, os conjuntos anteriores são automaticamente solicitados.

            Quando está sentado e levanta uma carga com o braço por cima da cabeça, os conjuntos laterais são, por sua vez, solicitados.
            O mesmo acontece quando está sentado e puxa pela roldana baixa: os conjuntos posteriores trabalham com os músculos dorsais.
Por esse motivo, será difícil desenvolver os vários conjuntos do deltóide isoladamente.


          Os exercícios podem ser aplicados tanto para se isolar os deltóides ou quando treinar com outro grupamento muscular na mesma sessão.

Os Principais Exercícios para Deltoides São: 

Desenvolvimento e Suas Variações




    
















Elevação Posterior com Halteres

Flexão de Ombros e Suas Variações




Abdução de Ombros e Suas Variações
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÃO

A Academia Superação é uma Empresa com mais de 9 anos no mercado e suas instalações dividem-se em salão de musculação, salão de ginástica e artes marciais. Conta com uma equipe de profissionais competentes e qualificados. Está situada na Avenida Automóvel club, 3305 em Fragoso, 5o Distrito do Município de Magé no Estado do Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3655-3438