sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Hipertrofia Para Mulheres ( Mitos e Verdades) Glúteos - Parte 1 – Agachamentos ou extensões de quadril?

A hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura. O processo de crescimento é consequência da estimulação física à qual o corpo é submetido ou devido aos estímulos hormonais, que atuam em determinados tecidos.
A prática de musculação, juntamente com o ajustado funcionamento do metabolismo do organismo, é o método mais eficaz para obter massa muscular. No entanto, os treinos devem ser acompanhados por profissional especializado, assim como a orientação no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos e proteínas) para a ocorrência de hipertrofia.

A hipertrofia feminina pode causar muitas dúvidas entre as mulheres, algumas ficam com medo de perder a feminilidade, ficarem parecidas com homens e etc. Portanto não há porque se preocupar, não há qualquer razão para que os treinos de homens e mulheres sejam diferentes, graças as diferenças hormonais, genéticas e alimentares. Um homem e uma mulher que façam o mesmo exercício vão apresentar resultados completamente diferentes.
Outro exemplo é que na maioria das vezes, mulheres se recusam a treinar membros superiores por acharem que ficarão com as costas largas, braços grossos e tal, se preocupam apenas com abdômen, glúteos e pernas.
Um verdadeiro festival de erros e desinformação, que impedem muitas mulheres de atingir seus objetivos de forma eficaz.
O músculo glúteo médio faz parte das estruturas que constituem o CORE (músculos centrais do corpo que sustentam a coluna) e apresenta grande importância na estabilização da pelve e dos membros inferiores, eles também realizam uma rotações externas e abdução, promovendo uma biomecânica mais eficiente durante a prática desportiva.
Os glúteos são músculos extremamente importantes e quando bem desenvolvidos são muito fortes, eles realizam funções como extensão do quadril, abdução e rotação externa de quadril. Além disso seu treino previne dores lombares e disfunções de bacia e joelhos. 

Durante um treino de glúteos é muito importante, variar os estímulos e variáveis importantes como por exemplo velocidade, intensidade, volume, angulação, pois como falamos trata-se de um grupo muscular muito forte e de fácil adaptação.
Ativação dos Glúteos com Exercícios
De acordo com estudos utilizando a eletromiografia, comprova que, entre todos os exercícios dinâmicos realizados, o que promoveu maior resultado do glúteo máximo foi o agachamento unilateral, a ativação foi de 38% em média. No agachamento parcial a ativação do glúteo máximo é de 17%, já no agachamento em 90º chega a 28%, e marca de 35% no agachamento a fundo. O stiff teve uma ativação de cerca de 28%, enquanto o leg press teve uma ativação de cerca de 19%. Quanto maior a amplitude e a carga, maior será a ativação dos músculos dos glúteos, desde que a correta execução seja feita.


A popular extensão de quadril 4 apoios, seja ela com caneleira ou em máquinas e polias, que ainda é muito utilizada e que é muito pouco eficiente, foi a que teve a menor ativação do glúteo máximo, ficando como uma média de 12% de ativação.
Conclusão:
Exercícios localizados para glúteos, tais como extensão de quadril com caneleira, extensão de quadril na polia ou máquinas para glúteos são pouco eficientes no que diz respeito a ativação do glúteo máximo, porém sem dúvida é de grande valia pra iniciantes.
Portanto, se deseja glúteos fortes e bem desenvolvidos, use e abuse dos exercícios feitos com peso livre, sendo que seu treino pode, sem maiores problemas, ser feito totalmente com este tipo de exercício, sem a necessidade de exercícios mais “isolados”.

Por: Fabiano Aguiar

 Fontes:
Treino Mestre, Muscularchincks, comeceaemagrecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÃO

A Academia Superação é uma Empresa com mais de 9 anos no mercado e suas instalações dividem-se em salão de musculação, salão de ginástica e artes marciais. Conta com uma equipe de profissionais competentes e qualificados. Está situada na Avenida Automóvel club, 3305 em Fragoso, 5o Distrito do Município de Magé no Estado do Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3655-3438