quinta-feira, 19 de abril de 2012

Principais Exercícios para Treino do Músculo Trapézio




músculo trapézio ( musculus trapezius), de configuração triangular, é o mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e do pescoço. Divide-se em Trapézio Superior, Médio e Inferior, tendo cada um deles a sua origem, inserção e movimentos especificos. Ações: Eleva, abaixa e retrai a escápula.

Trapézio Superior: tem origem no occipital e nas primeiras vértebras cervicais. Insere-se no bordo posterior da clavícula e o faz a elevação dos ombros.
Trapézio Médio: tem origem nas apófises espinhosas da 7ª vértebra cervical e das primeiras dorsais, inserindo-se no bordo interno do acrómio e no bordo posterior da espinha da escápula. Faz adução da escápula e retracção do ombro.
Trapézio Inferior: tem origem nas apófises espinhosas das últimas vértebras dorsais e a inserção na extremidade interna da espinha da escápula. Faz a adução e depressão da escápula.
§  DÂNGELO, José Geraldo & FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Editora Atheneu, 2004.


O músculo trapézio é treinado geralmente em conjunto com os ombros, porém seria mais apropriado o treino em conjunto com costas, pois a maioria destes exercícios solicitam o músculo trapézio.

Principais Exercícios para o Treinamento do Músculo Trapézio

Apesar de outros exercícios solicitarem o músculo trapézio, tais como, abdução de ombros, remada sentada, remada articulada e etc... Vou dar ênfase nos exercícios citados abaixo.

1 - Remada Alta ou Remada em Pé

Este exercício trabalha principalmente o Trapézio Superior. Poder ser realizado com barra ou cabo no pulley baixo. 
No treinamento de resistência e Hipertrofia, pode-se lançar mão de isometria.( sustentar o peso por alguns instantes com contração muscular).



2 - Elevação de Ombros ou Encolhimento

Este exercício trabalha Praticamente toda porção do Trapézio. Poder ser realizado com barra, cabo no pulley  ou halteres
No treinamento de resistência e Hipertrofia, pode-se lançar mão de isometria.( sustentar o peso por alguns instantes com contração muscular). Existe variações, como: rotação anterior e rotação posterior.



3 - Voador Dorsal

Este exercício trabalha Principalmente as porções média e inferior do Trapézio. É realizado em aparelho específico.



4 - Crucifixo Inverso

Este exercício trabalha Principalmente as porções média e inferior do Trapézio. É realizado com halteres ou cabos ( Cross over).



Espero que tenham gostado. Em breve postarei novos treinos e dicas sobre saúde e atividades físicas..
Forte Abraço e Bons Treinos
Atenciosamente,







Prof. Fabiano Aguiar
CREF: 025752-G/RJ




2 comentários:

APRESENTAÇÃO

A Academia Superação é uma Empresa com mais de 9 anos no mercado e suas instalações dividem-se em salão de musculação, salão de ginástica e artes marciais. Conta com uma equipe de profissionais competentes e qualificados. Está situada na Avenida Automóvel club, 3305 em Fragoso, 5o Distrito do Município de Magé no Estado do Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3655-3438